Peixe Escondido


Esta receita foi inspirada numa de bacalhau, da Bimby, que a minha cunhada nos serviu num almoço. Para dizer a verdade, não me lembro bem nem da receita, nem dos ingredientes e nunca me dei ao trabalho de a procurar. Sei que tinha espinafres e batata palha e lembrei-me, logo ao comer, que deveria ficar igualmente boa com pescada. Uns meses mais tarde, saiu a primeira versão disto, ainda sem camarão.
Não posso dizer que os meus filhos torçam o nariz a peixe, nem a vegetais (pelo menos não na maior parte dos casos e pelo menos o mais velho… com o mais novo a coisa já é um bocadinho diferente, mas não me queixo!), mas admito que, às vezes, dá jeito ter uma receita em que se consigam “esconder” os ingredientes de que eles menos gostam num formato que eles comam e repitam. No meu caso, quem não gosta de pescada é a mãe, e o mais novo não come nenhum vegetal de folha cozinhado, mas devora alegremente espinafres neste prato e eu como de boa vontade a pescada, mesmo que venha sem camarão. O camarão dá-lhe um interesse acrescentado, quer em termos de sabor, quer em termos de textura, pois fica inteiro.


Ingredientes (para 6 pessoas):
1 cebola grande picada ou em rodelas
2 dentes de alho picados
3 c. sopa de azeite
4 medalhões de pescada congelados (300g – 400g), descongelados
1 cenoura grande, ralada
750g espinafres em folha congelados
250g miolo de camarão congelado (uso 80-100), opcional
200ml leite
25g (1 c. sopa bem cheia) amido de milho
Pimenta a gosto
500g batata palha de pacote
200g queijo ralado

Aquecer o forno a 200°. Num tacho grande, em lume forte, refogar a cebola no azeite até estar translúcida. Juntar o alho e deixar refogar mais 1 minuto. Juntar os medalhões de pescada, reduzir o lume para médio, tapar e deixar cozinhar 4 a 5 minutos. Virar os medalhões, voltar a tapar e deixar cozinhar mais 5 minutos. Se necessário, juntar um pouco de água.
Com uma colher de pau, partir a pescada em pedaços não muito pequenos (ela desfaz-se mais quando se juntam os restantes ingredientes). Juntar a cenoura e os espinafres, mexer para misturar, tapar e deixar cozinhar até que os espinafres descongelem e estejam completamente envolvidos com os restantes ingredientes. Juntar o camarão, misturar, voltar a tapar e deixar cozinhar até que fique opaco, 4 a 5 minutos.

Desfazer o amido de milho no leite e juntar ao tacho. Mexer bem e deixar ferver 3 a 4 minutos, para cozinhar o amido e engrossar. Temperar a gosto com pimenta (não costumo acrescentar sal para além do que já está nas batatas). Retirar do lume, juntar a batata palha e envolver até que todos os ingredientes estejam bem distribuídos. Deitar num tabuleiro ou assadeira (uso uma assadeira de quadrada com cerca de 25cm de lado, a foto foi de uma versão mais pequena), polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno até que o queijo esteja dourado.

Comentários

Mensagens populares