Crumble de Frutos Vermelhos


Não sou, nunca fui, apreciadora de doces de frutos vermelhos. Na verdade, nem sequer de iogurtes. Adoro frutos vermelhos, todos os que já comi na vida, mas não em preparados, especialmente em preparados comprados. Nunca como iogurtes de morango, e raramente encontro iogurtes de frutos vermelhos (ou frutos do bosque) de que goste. Não gosto de cheesecake de frutos vermelhos (eu sei, eu sei), nem de gelado, e principalmente de compotas. Gosto, e muito, da compota de morango que a minha mãe faz, mas nada que seja comprado. E gosto de sangria de frutos vermelhos com champanhe, mas isso já suspeito que é mais por causa do champanhe…

No entanto, e porque sempre aparece um dia em que temos que morder a língua, ontem resolvi fazer uma coisa que há umas semanas atrás não me passaria pela cabeça: crumble de frutos vermelhos. Naquela despedida de solteira para a qual levei aqueles cupcakes havia essa tal sangria. Tão boa estava que, pouco tempo depois, quando tive um jantar cá em casa, resolvi reproduzi-la. E como os frutos vermelhos são caríssimos frescos, acabei por comprar congelados, e claro que sobraram. Ontem o meu filho veio de umas mini-férias com os avós e a madrinha (as primeiras sem os pais) e pediu-me um jantar especial. O prato principal foi pizza, particularmente do agrado do piolho. Para sobremesa, foi o tal do crumble. E não é que ficou óptimo?!

Os frutos são congelados e usei-os como vêm, com excepção dos morangos: vêm inteiros e parti-os em 4. Apesar de ter posto bastante açúcar na fruta, não ficou doce demais. Estas misturas de frutos vermelhos têm muitas frutas que são bastante ácidas. Quanto ao crumble, usei aquele que uso sempre, receita do Jamie Oliver, e que já usei antes aqui. Não pus canela porque acho que não combina muito bem com os frutos vermelhos. Em contrapartida, o gelado de chocolate combina lindamente!


Ingredientes:
500-600 g frutos vermelhos, congelados ou frescos
 4 c. sopa bem cheias de açúcar
1 c. sopa bem cheia de amido de milho
Sumo de 1 laranja grande
2-3 c. sopa vinho do Porto (opcional)
Crumble:
100 g farinha
100 g açúcar
100 g aveia
100 g. manteiga, derretida

Aquecer o forno a 180º. Misturar os ingredientes do crumble e mexer até que todos os ingredientes secos estejam bem embebidos na manteiga. A mistura fica húmida, mas solta, com uns bocados maiores e outros mais esfarelados.


Deitar os restantes ingredientes numa assadeira (usei quadrada, com 23 cm de lado) de louça ou pyrex e misturar bem. Espalhar o crumble por cima uniformemente e levar ao forno. Assar até o crumble estar dourado e a fruta sumarenta e a borbulhar pelos lados. Servir quante, com ou sem gelado ou iogurte.

Comentários

Mensagens populares