domingo, março 01, 2015

Lasanha Bolonhesa em 30 Minutos

 

Como fazer lasanha em 30 minutos? Não fazendo lasanha, mas sim Lasanha Fingida. Esta foi feita com molho bolonhesa e ficou pronta tão depressa que teve que esperar pelo fim do banho do Diogo! J Não é preciso que as coisas fiquem picadas muito fininho (com excepção do alho, pelo menos para mim, porque detesto encontrar alho na comida), pode ficar tudo mais grosseiro que fica bom na mesma e demora menos a fazer.

Ingredientes (para 5/6 pessoas):
1 kg carne de vitela picada (ou outra qualquer a gosto)
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados finamente (uso o esmagador de alhos)
2 c. sopa azeite
300 g cogumelos marron, picados
1 ½ lata pequena de tomate triturado
2 c. sopa pesto (de preferência caseiro)
Sal e pimenta a gosto
4-6 tortilhas de trigo
Queijo ralado (mozzarella ou uma mistura de mozzarella e parmesão)

Preparação:

Aquecer o forno a 200º (ou, em caso de pressa, o grill no máximo). Colocar um tacho grande em lume forte com o azeite. Picar a cebola e alourar no azeite. Quando começar a dourar, juntar o alho esmagado no esmagador de alhos (ou picado finamente). Deixar alourar 1 minuto e juntar a carne. Com uma colher de pau, partir os bocados maiores de carne e mexer, enquanto cozinha.

Enquanto a carne cozinha, picar os cogumelos e ralar o parmesão, se for utilizar. Quando a carne tiver toda mudado de cor (de vermelho para acastanhado), juntar os cogumelos e deixar refogar 3 a 5 minutos. Juntar o tomate triturado, o pesto, temperar a gosto com sal e pimenta e deixar refogar 5 minutos. Não acrescentar sal antes de juntar o pesto, porque ele é salgado.




No fundo de uma assadeira (usei uma oval, mas qualquer uma serve) colocar tortilhas de trigo de forma a cobrir o fundo. Se necessário, partir para tapar tudo. Cobrir com duas conchas cheias de molho de carne. Repetir o processo até acabar o molho (podem ser precisas mais tortilhas se forem pequenas, ou menos se forem grandes). Cobrir com o queijo ralado e levar ao forno para dourar o queijo. Quando estiver dourado, está pronto a servir!

4 comentários:

anasbageri disse...

Helena,
obrigada pelas palavras tao simpáticas, eu por vezes penso que aborreco os meus leitores com tantas histórias sobre a cozinha!
nao conhecia esta receita até uma das nossas alunas pedir tortilhas para fazer lasagna, eu pensei que como ela fala mal sueco e nao fala inglës estivesse confundida, mas era verdade!
Nunca fiz, mas olha que fiquei mesmo curiosa, a tua tem um aspecto catita a valer, e com um passo a passo e tudo!!
beijinhos e boa semana!

Helena Mouta disse...

Obrigada, Ana. Cá em casa somos todos fãs de lasanha, mas é coisa que, num dia de semana, só assim. E fica quase tão boa como a verdadeira! :-)

amigos das onze horas disse...

Não conhecia esta lasanha) Vou de certeza experimentar!
beijinhos

Helena Mouta disse...

Fica óptima, pode experimentar, à confiança. E mesmo com outros recheios, fica maravilhosa e é super fácil e rápida. Beijinhos e obrigada!