Mix de Frutos Secos Salgados




Para nós, o Mundial está, muito provavelmente, a acabar, mas em contrapartida, o Verão está mesmo a começar! E esta receita, que nem é bem uma receita, é perfeita para tardes de Verão na companhia de amigos e uma cerveja geladinha (ou, para quem está grácida como eu, uma limonada bem fresca)!

Ingredientes:
1 ch. amêndoas, com ou sem pele
1 ch. caju cru
1/2 ch. sementes de abóbora
1-2 c. sopa azeite
1/2 c. chá pimentão doce
sal fino a gosto (provavelmente entre 1 a 3 c. chá)
Uma pitada de flor de sal (opcional)

Misturar todos os ingredientes excepto a flor de sal numa taça, mexendo de forma a que todos os frutos fiquem envolvidos no azeite e no sal. Ir colocando o sal aos poucos até todos os frutos secos estarem temperados. Na dúvida, provar. Se necessário, acrescentar um pouco mais de azeite.

Colocar num tabuleiro forrado com papel de alumínio ou papel vegetal e levar ao forno aquecido a 200º até estarem dourados, 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando. É preciso vigiar com atenção pois os frutos secos rapidamente passam de tostados a queimados. Tirar do forno, despejar para um recipiente de pyrex ou cerâmica e polvilhar com uma pitada de flor de sal, se desejado. Deixar arrefecer e servir.

Notas:
- Para quem gosta (e nós gostamos), pode-se juntar um pouco de piri-piri ou pimentão picante para ficar uma mistura picante. Desta vez não o fiz para que o piolho cá de casa pudesse provar.
- Se tivesse, tinha misturado uma colher de chá bem cheia de alecrim bem picadinho. Recomendo vivamente!


Comentários

Mensagens populares