Azeite de Alho e Limão



Aqui está mais uma ideia para prenda: um azeite aromatizado, colocado numa garrafinha bonita. Este foi inspirado por uma receita da Ina Garten (outra vez), mas a ideia serve para qualquer combinação de sabores que se queira fazer. Há uns anos fazia um azeite aromatizado com alho, louro e piri-piri que também era muito bom, inspirada por um azeite que é servido num dos meus restaurantes favoritos em Bragança, o Gôndola.

É mais um método do que uma receita, adaptem ao vosso gosto. Não é necessário aquecer o azeite, mas esse passo acelera a infusão de sabores. Se não o fizerem, aconselho a fazer o azeite pelo menos uma semana antes de o utilizar ou oferecer, de preferência mais. Este conjunto de ingredientes produz um azeite com um forte sabor a limão, particularmente adequado para guarnecer peixes ou usar em saladas, essencialmente para usar em tudo o que fique bem com limão.

Ingredientes:
0,5 l azeite
4 dentes de alho grandes
Casca de 1 limão
2 ramos alecrim fresco
4 malaguetas secas pequenas, ou a gosto (ou nenhuma)


Numa caçarola, colocar o azeite e o alho. Levar ao lume, deixar levantar fervura, e deixar fervilhar em lume brando durante 5 minutos. Retirar do lume, juntar os restantes ingrediente e deixar arrefecer completamente. Deitar em garrafas e guardar. A receita da Ina Garten manda guardar no frigorífico, mas não me parece necessário. Por um lado, não acredito que o azeite se estrague com tanta facilidade assim. Por outro, não dura o tempo suficiente para se estragar ;-)

Comentários

Mensagens populares