Maçã e Canela


Esta semana uma amiga mais que querida fez anos e eu ofereci-me para lhe fazer um bolo de aniversário. É uma das minhas amigas mais antigas (ou seja, é minha amiga há muito, muito tempo) e leais, uma amizade como eu sei que não vou encontrar em mais lado nenhum, que já deu provas de ser amiga nos bons e, principalmente, nos maus momentos. Por isso, o bolo teria que ser algo muito especial. Quando lhe perguntei qual o sabor que ela queria para o bolo, e depois de algumas sugestões da minha parte, ela escolheu uma combinação que eu adoro: maçã e canela. O que me deixou imensamente feliz porque me daria a oportunidade de experimentar uma receita nova, mas extremamente preocupada porque tinha que ser uma receita nova.

Nas minhas pesquisas, acabei por recorrer a alguém que ainda não me deixou ficar mal: Martha Stewart. O bolo é um bolo de maçã caramelizada e canela e, além de ser lindo por dentro e por fora, é delicioso. A massa do bolo, depois de lhe juntar as maçãs caramelizadas, é tão boa que apetece come-la à colher. É um bolo mais trabalhoso do que eu normalmente faço, mas vale bem a pena. Não é difícil, pelo contrário, apenas exige uma batedeira porque bater manteiga com açúcar sem ela é uma seca. Podem-se comprar as nozes já moídas ou substituir por outro fruto seco a gosto, mas as nozes picadas em casa ficam com uma textura mais grosseira que traz algo ao bolo. A textura do bolo é fantástica, muito húmida da enorme quantidade de maçãs (vêem-se bem na foto), ligeiramente crocante das nozes, muito boa. Não é, ao contrário do que possa parecer, doce demais e o sabor predominante é o da maçã. Ao que me contou a aniversariante, estava ainda melhor no dia seguinte! :-)


Finalmente, como era um bolo de aniversário, ainda por cima especial, tinha que ser devidamente enfeitado. Foi o que fiz, com pasta de açúcar e um buttercream de maçã e canela que, na realidade, é mais de açúcar mascavado e canela, mas que ficou delicioso. Ficaria óptimo num bolo de bolacha! O anjo fui eu que fiz, em pasta de açúcar, e devo dizer que foi mesmo muito fácil de fazer. Segui as instruções daqui. O vídeo está em três partes e está muito bom. Mudei um bocadinho as asas, não pus os pés e fiz as mãos mais simples, mas segui as instruções e o resultado acho que não está mau. O meu filho adorou o anjo, queria brincar com ele. :-)


Bolo de maçã caramelizada e canela (adaptado ligeiramente daqui):

Para as maçãs:
60 g manteiga
850 g maçãs Granny Smith (usei 5), descascadas, sem caroço e partidas em pedaços pequenos (cerca de 0,5 cm)
1 ch. Açúcar
1 c. chá canela
125 ml sumo de maçã
4 c. sopa rasas de farinha sem fermento

Derreter a manteiga numa frigideira antiaderente. Juntar as maçãs e mexer para envolver. Juntar o açúcar, a canela e o sumo. Deixar levantar fervura em lume forte, baixar o lume para médio e deixar cozinhar até as maçãs estarem transparentes e douradas e todo o líquido evaporar. As maçãs ficam apenas envolvidas num molho espesso da cor do caramelo. Deixar arrefecer. Imediatamente antes de juntar ao bolo, misturar a farinha só até estar distribuída uniformemente (não faz mal se ainda se vir farinha no meio das maçãs).

Para o bolo:
250 g manteiga ou margarina, à temperatura ambiente
1 ½ ch. açúcar
¼ ch. açúcar mascavado escuro
4 ovos
3 ch. farinha sem fermento
2 ½ c. chá fermento em pó
2 ½ c. chá bicarbonato de sódio
2 c. chá canela
½ c. chá sal
1 iogurte natural sem açúcar
120 g nozes, tostadas (esqueci-me de as tostar) + ¼ ch. farinha sem fermento

Barrar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma redonda, sem buraco. Aquecer o forno a 180º. Juntar as nozes e a farinha na picadora e picar até ficarem o mais finas possível. Numa taça média juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal. Mexer bem com um batedor de varas para incorporar.

Bater a manteiga com os açúcares com a batedeira, até o preparado ficar fofo e leve. Juntar os ovos um de cada vez, batendo bem entre cada um. Com a batedeira na velocidade mínima, juntar a mistura de farinha em duas partes, intercalando com o iogurte. Juntar as nozes e as maçãs, envolvendo com uma espátula ou colher grande até as maçãs estarem distribuídas uniformemente pela massa. Deitar na forma e levar ao forno 45 a 55 minutos. Desenformar, virar para cima e deixar arrefecer, de preferência sobre uma grade.

O bolo fica húmido e, porque é difícil saber exactamente quando está cozido (o teste do palito é inútil por causa da enorme quantidade de maçãs e caramelo), acabou por cozer demais. Usei uma forma de 25 cm e cozi-o por 1 hora, mas acho que o deveria ter tirado do forno uns 5 minutos mais cedo. Aconselho a tirar do forno quando estiver dourado uniformemente e as laterais aparecerem já douradas.


Buttercream de Maçã e Canela:
250 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
½ ch. açúcar mascavado escuro
1 ch. açúcar em pó
1 pitada de sal
2 c. chá canela
4 c. sopa sumo de maçã

Bater a manteiga com o açúcar mascavado escuro até incorporar completamente. Juntar o açúcar em pó, o sal e a canela e bater novamente, até estar fofo e ligeiramente mais claro. Juntar o sumo de maçã, uma colher de cada vez, batendo muito bem entre cada adição, até estar mais fofo e até o açúcar não se notar nos dedos ou o máximo que a batedeira aguentar. A minha está nas últimas, nunca consigo a textura aveludada que gostaria nestes cremes. Desta vez não tive tempo de o fazer, mas para a próxima vou reduzir meia chávena de sumo de maçã até ficar com metade e uso esse xarope em vez do sumo simples. Deve ficar com um sabor mais pronunciado a maçã.


Partir o bolo a meio e rechear e cobrir com o creme. Para partir o bolo usei uma faca de serrilha para dar um golpe a toda a volta e, depois, um arame fino que comprei para fazer o halo do anjo que está em cima do bolo. Resultou lindamente.

Comentários

Mensagens populares