Salada com Melancia e Presunto



A ideia para esta salada partiu da “receita” de melancia com flor de sal. A ideia é que se a melancia fica tão bem com flor de sal, e se melão com presunto é uma entrada tão boa, então uma salada com melancia e presunto não pode ser má! Tenho visto por essa internet fora uma enorme quantidade de saladas com melancia e sempre lhes torci o nariz. Mas depois de ter experimentado melancia com sal, converti-me e esta salada já foi feita várias vezes cá em casa.

Apesar de achar que a melancia torna esta salada realmente perfeita, consigo imaginar que fique bem com muitas outras frutas. Por cá já experimentei com nectarina, e ficou boa (embora não tão boa como com a melancia), mas imagino que o melão não lhe fique nada atrás. Experimentem e digam qualquer coisa!

Para 3 pessoas como prato principal ou 6 como acompanhamento:
1 alface média, lavada e partida em pedaços pequenos
2 tomates médios, lavados e cortados em gomos
2 bolas de mozzarella, cortadas em cubos
1 cebola pequena, cortada em gomos finos (se for brava, marinar em vinagre de vinho e uma pitada de sal 5 a 10 minutos)
2 fatias grossas de melancia, sem sementes, cortada em cubos
½ ch. folhas de manjerico
Flor de sal com pólen de abelhas
Azeite e vinagre de vinho a gosto

Nos pratos (ou numa taça grande) colocar uma cama de alface. Temperar com a flor de sal com pólen de abelhas. Por cima dispor os gomos de tomate, espalhar metade das folhas de manjerico e temperar novamente. Colocar por cima a cebola (se marinada, bem escorrida), a melancia e a mozzarella e voltar a temperar. Arranjar as fatias de presunto no cimo da salada e polvilhar com o restante manjerico. Servir imediatamente, com azeite e vinagre para temperar a gosto.

É importante temperar cada camada da salada com a flor de sal (ou sal normal), caso contrário, uma vez que a salada é servida em camadas e não é mexida, as camadas de baixo acabam por não ser temperadas. De qualquer forma, aconselho mão leve no tempero de cada camada, até porque o presunto já é salgado.

Comentários

Mensagens populares