Melancia com Flor de Sal com Pólen de Abelhas



Há receitas que, não o sendo, não deixam de ser excelentes ideias que merecem ser partilhadas. E esta é um exemplo perfeito disso. Há já algum tempo descobri o blog de um chef norte-aemricano, descendente de portugueses (dos Açores), com um nome bem português e um livro absolutamente delicioso: o David Leite, e o livro dele, The New Portuguese Table. Ainda não tenho o livro, mas tenho descoberto receitas dele através do blog (e de outros blogs) e é uma das prioridades na minha (enorme) lista de livros de culinária a adquirir assim que o dinheiro sobre e as estantes cresçam.

No blog do David Leite desfilam uma série de receitas dele e de muitos outros chefs e autores de livros e blogs, todas elas de aspecto fantástico. Esta, não sendo bem uma receita e não tendo um aspecto particularmente chamativo, captou-me a atenção pelo invulgar da combinação: melancia e flor de sal. Quando recebi a Flor de Sal com Pólen de Abelhas, decidi que era aqui que a ia experimentar e não me arrependi. Adoro melancia, fresca, doce, sumarenta, a fruta perfeita para um dia quente de Verão. Acrescentar-lhe uma pequeníssima pitada de flor de sal (neste caso, com pólen de abelhas) faz sobressair o sabor e a doçura da melancia de uma forma completamente inesperada. É, sinceramente, uma das melhores coisas que experimentei nos últimos tempos. Se não acreditem, experimentem!

Melancia madura, fresca, de preferência sem pevides
Flor de Sal com Pólen de Abelhas (ou só flor de sal)

Cortar a melancia em fatias com 1,5 a 2 cm de grossura. Partir as fatias ao meio e polvilhar com uma pitada de flor de sal com pólen de abelhas. Servir imediatamente, antes do sal derreter.

A foto não faz justiça a esta maravilhosa flor de sal, com o aroma doce do pólen. O sabor da melancia, no entanto, é perfeito!

Comentários

Mensagens populares