Rolos de Pesto, Fiambre e Queijo



Mais uma vez, aquela receita de pão doce serviu para fazer umas delícias cá em casa. E como estavam deliciosos estes pães enrolados! Eu tinha em casa muito manjericão fresco, nozes e um queijo mal-cheiroso fantástico (sim, eu gosto de queijos mal-cheirosos) que achei que fariam um pesto muto bom, e foi esse que usei. No entanto, nem ponho aqui a receita (não medi nada, foi tudo a olho) porque o mais importante é usar um pesto. O queijo ralado pode ser de qualquer tipo que se goste, desde que derreta bem, e o fiambre pode facilmente ser substituído por bacon ou um fiambre de peru. Não aconselho chourição por ser mais salgado, o pesto já é, normalmente, forte.

Ingredientes:
Metade da massa dos rolos de canela, apenas com 1 c. sopa de açúcar
1 ch. pesto
200 g fiambre fatiado
200 g queijo ralado

Fazer a massa e esticar como para os rolos de canela, mas usando apenas 1 colher de sopa de açúcar. Depois de esticada, barrar com o pesto numa camada uniforme (usei as mãos por ser mais fácil espalhar assim). Cobrir com o fiambre e com o queijo.

Começando num dos lados mais longos, enrolar, apertando bem. Fechar bem a junção para não sair o recheio. Cortar em fatias de 2 a 3 cm e coloca-las, com o lado cortado virado para cima, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Tapar com um pano e deixar levedar até dobrar de volume (30 minutos a 1 hora).

Aquecer o forno a 200º. Quando estiver quente, colocar o tabuleiro com os rolos no meio do forno e deixar cozer até estarem dourados e bem cozidos, 20 a 30 minutos. Servir quentes.

Notas:
- Tal como acontece com os rolos de canela, a massa pode ficar a repousar no frigorífico antes de ser esticada. Foi o que fiz e é o que normalmente faço por duas razões: posso fazer a massa quando me dá mais jeito e na hora de cozer demora menos tempo; depois de descansar no frigorífico umas horas a massa fica mais fácil de esticar. Se for o caso, deixar levedar um pouco mais, pelo menos 1 hora, ou colocar no forno aquecido a 100º mas desligado para levedar mais depressa (neste caso deverá demorar cerca de 30 minutos).
- O tabuleiro que usei tinha cerca de 25x35cm. Não aconselho fazer num tabuleiro menor, mas pode-se perfeitamente fazer num maior, simplesmente ficam mais separados.

Comentários

Mensagens populares