Paté de Truta Fumada



Descobri esta receita no site do Jamie Oliver, e soube imediatamente que tinha que a fazer. Antes de mais nada, adoro peixes fumados, sejam quais forem, portanto tinha que gostar deste paté. Ainda por cima, leva um ingrediente que andava mortinha por experimentar: horseradish.

Para quem nunca ouviu falar, horseradish (rábano picante) é uma planta da família dos bróculos, da mostarda e das couves, e o preparado de horseradish é obtido a partir da raiz dessa planta. Tem um sabor estranho que, pessoalmente, me faz lembrar o do nabo (de que não gosto mesmo nada!) mas um pouco picante, portanto já estava preparada para me desiludir com o paté… Afinal, ficou uma delícia e o horseradish não o deixa a saber a nabo, apenas lhe dá um picante mesmo muito agradável. Foi devorado em três tempos e já várias vezes repetido!

Ingredientes (para 4 pessoas) (adaptado daqui):
1 lata filetes de truta em vinho branco
1 lata filetes de truta fumada
1 iogurte natural sem açúcar, escorrido num passador forrado com papel de cozinha durante 4 a 6 horas
1 c. sopa cebola picada muito fina
2 a 3 c. chá de preparado de horseradish
Sumo e raspa de meio limão
1 c. sopa salsa finamente picada
Pimenta preta a gosto

Escorrer muito bem os filetes de truta, retirar a pele e desfazer. Misturar com os restantes ingredientes. Temperar com pimenta preta e levar ao frigorífico até à hora de servir.

Notas:
- A receita original leva queijo creme (tipo philadelphia), mas resolvi experimentar com o iogurte escorrido e adorei. Também já fiz com maionese e ficou na mesma uma delícia.


- Usei filetes de truta em vinho branco e os filetes de truta fumada da Comur, que apenas encontro no supermercado do El Corte Inglês. Não o experimentei ainda, mas em vez das duas latas de truta de conserva, pode-se usar um resto de truta cozinhada para fazer o paté. Nesse caso, usar apenas a truta fumada de conserva. Pode usar-se, também, truta fumada sem ser em conserva.

Comentários

Mensagens populares