Exfoliante Corporal de Café e Mel



Eu sei, isto não se come, mas quem é que disse que todas as receitas têm que ser comestíveis?! E isto é bom demais para não partilhar. Bom, barato e, parece-me, perfeito para fazer e oferecer de prenda de Natal a alguém.

Há tempos comprei um exfoliante corporal na Body Shop que adorei. Era cremoso, macio e parecia bastante gorduroso. O resultado final, depois de o usar, era uma pele exfoliada, mas também hidratada, de tal maneira que nem precisava de pôr creme hidratante. Único defeito: durou pouquíssimo!

Uns dias mais tarde vi, num programa do Dr. Oz, uma espectadora a dizer que usava uma máscara de mel e café na cara e que ficava com a pele muito macia e hidratada. Lembrei-me que aquela combinação era capaz de não ser má como exfoliante e, pensando naquele que tinha acabado havia pouco tempo, resolvi acrescentar um óleo corporal à mistura. O resultado não podia ser melhor: a pele fica, de facto, maravilhosamente hidratada e o cheirinho a mel e café pela manhã sabe tão bem! Experimentem!

Ingredientes:
¼ ch. café moído
¼ ch. óleo de corpo ou óleo de bebé
¼ ch. mel

Misturar tudo muito bem numa taça. O mel demora algum tempo a incorporar totalmente o óleo, é preciso ser um bocadinho persistente. Ao fim de 1 ou 2 minutos a mexer vigorosamente já deverá ter ficado uma mistura homogénea.

Guardar numa caixa com tampa que feche bem, para não entrar água no duche.

Notas:
- Usei o café que tinha servido para fazer os nossos cafés na máquina, depois de o deixar secar muito bem um dia ou dois à janela;

- O importante, aqui, não é tanto a quantidade, mas mais as proporções: são partes iguais de tudo;

- Esta versão fica bastante agressiva, uma vez que o café não é muito moído. Fiz, há dias, uma versão menos agressiva, com a mesma quantidade de café, o dobro dos outros ingredientes e 1/2 ch. de açúcar amarelo. Continuo a preferir a original, mas fica aqui a opção.

Comentários

Mensagens populares