Cobbler de Carne e Legumes



Vi há tempos uma receita de cobbler de tomate (aqui, original daqui), e soube imediatamente que era uma óptima ideia. Não propriamente a ideia dos tomates assados no forno, que é uma coisa que, francamente, me desagrada, mas a ideia de um cobbler salgado, em vez de doce. Sou grande fã de sobremesas deste género, principalmente o crumble, por isso uma coisa destas só podia ser boa ideia. E foi!

O recheio foi fruto da inspiração do momento, e daquilo que havia no frigorífico. Os legumes e a carne utilizada podem ser completamente adaptados ao que se tiver ou ao que se gostar. Os biscoitos foram apenas ligeiramente adaptados da receita original (não tinha natas, usei leite). Ficaram muito bons, fofos por dentro, estaladiços por fora, com a parte de baixo húmida do molho dos legumes. Aconselho vivamente.

Ingredientes (adaptado daqui)
500 g cogumelos frescos (usei pleurothus e shitake)
100 g tomate cereja
1 courgette pequena
2 cenouras médias
1 pimento vermelho
1 pimento verde
500 g carne cozinhada, desfiada (usei vitela cozida)
1 ch. água ou caldo de carne (usei a água de cozer a vitela)
2 ch. + 2 c. sopa farinha sem fermento
2 c. chá fermento em pó
1 c. chá sal
100 g + 4 c. sopa manteiga sem sal
75 g. queijo gruyere ralado (cerca de 1 ch.)
200 ml leite


Aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga ou azeite uma assadeira de cerca de 20x30 cm.

Cortar os cogumelos em tiras e as cenouras e courgette em meias-luas. Numa frigideira anti-aderente, aquecer 2 c. sopa manteiga e saltear os cogumelos em lume forte, até que estejam secos e dourados. Retirar e, na mesma frigideira, saltear a courgette e a cenoura em 1 c. sopa de manteiga, até que a courgette fique macia (3 a 4 minutos). Juntar aos cogumelos.

Lavar, retirar os pés e as sementes aos pimentos e cortar em cubos de cerca de 2 cm. Lavar os tomates e, se forem grandes, cortar a meio. Juntar aos restantes legumes. Polvilhar com 2 c. sopa de farinha e misturar bem. Regar com o caldo de carne (ou água) e deitar na assadeira untada.

Num robot de cozinha, misturar a restante farinha, o fermento e o sal. Juntar 100 g manteiga e ligar o robot até que a mistura fique em grumos do tamanho de ervilhas. Com o robot ligado, juntar o leite e misturar até que se forme uma massa (30 segundos a 1 minuto, não mais). Retirar para uma superfície enfarinhada e, se necessário, juntar mais farinha para a massa ser facilmente trabalhada (fica bastante húmida). Retirar bocados e espalhá-los sobre os legumes, a toda a volta, deixando o meio destapado. Pincelar com leite (opcional) e levar ao forno até que os biscoitos estejam cozidos e dourados, cerca de 1 hora.

Comentários

Mensagens populares