Salada de Beterraba, Cenoura e Rabanete



No título desta receita aparecem logo duas coisas que sempre detestei: beterraba e rabanetes! E, por incrível que pareça, esta é uma das minhas saladas favoritas. Muito por culpa do molho, que uso nesta e noutras saladas (por exemplo, de rabanetes com agrião, outra favorita cá em casa) e que torna tudo fabuloso. Se não acreditam, experimentem! E se é verdade que cor é saúde, então esta é a salada mais saudável que conheço!

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 beterraba grande, descascada (crua!)
2 cenouras grandes, descansadas
150 g rabanetes (tirar os topos mas deixar a casca)

Para o vinagrete de mostarda e mel:
1 c. sopa de mostarda
1 c. sopa mel
1 c. sopa vinagre
2 a 3 c. sopa azeite
1 c. chá sal

É nestas ocasiões que dou graças aos céus por ter um robot de cozinha, porque ralar estas coisas todas à mão demoraria bastante tempo. Assim sendo, ralar tudo no robot demora uns 30 segundos… Caso não haja robot, pode-se ralar tudo à mão.
Num frasco que vede bem deitar o mel, a mostarda, o vinagre e o sal. Mexer com um garfo até o mel de misturar com os outros ingredientes. Juntar o azeite, tapar bem e agitar energicamente durante 10 a 20 segundos, até que o molho fique bem emulsionado.
Colocar os vegetais numa taça, regar com o molho e servir.

Notas:
- Pode não ser preciso todo o molho. Se for o caso, guardar o resto no frasco e usar noutras saladas;
- A mostarda que uso é a normal, aquela que se põe nos cachorros. Se for mostarda de Dijon basta uma colher de chá, porque é bem mais forte. Ou então, para quem gostar muito de mostarda, pode usar esta quantidade de uma mostarda mais forte.

Comentários

Mensagens populares