Peixe com Crosta de Ervas



Vi esta receita no blog da Elvira (um blog excelente, já agora) e achei que só podia ser excelente. Não me enganei. Como não podia deixar de ser, na hora de fazer não tinha o computador ligado e não o ia ligar só por causa disto… Saiu de improviso e saiu óptimo!



Ingredientes (para 3 pessoas):
3 filetes de peixe gato riscado (ou outro peixe branco)
2 pães secos
½ ch. salsa
3 ou 4 raminhos de tomilho
Sumo e raspa de uma lima
2 dentes alho
Sal
1 c. sopa azeite + para untar

Aquecer o forno a 200º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal ou de alumínio e untar com um fio de azeite. Colocar os filetes lado a lado no tabuleiro e temperar com pouco sal.
Na picadora, juntar o pão, a salsa, o tomilho (apenas as folhas) e o alho e picar bem. Juntar o sumo e a raspa de lima e o azeite e misturar bem. Espalhar por cima do peixe, comprimindo para formar uma crosta. Levar ao forno 20 minutos, até que a crosta fique bem dourada.

Notas:
- As ervas podem ser substituídas por quaisquer outras a gosto e o sumo e raspa de lima podem ser substituídos por limão;
- O papel de alumínio é só para tornar a limpeza mais fácil, não é essencial;
- Pode-se fazer tudo isto sem picadora: é só esfarelar o pão e picar as ervas e o alho e misturar tudo, o que se pode perfeitamente fazer à mão. Só demora mais um bocadinho, mas mesmo assim deverá ser rápido e mais saudável do que isto é difícil!

Comentários

Patrícia Sousa disse…
Que delícia!
Helena Mouta disse…
Obrigada, Patrícia! Experimente e diga qualquer coisa :-)

Mensagens populares