Trifle de Morangos com Iogurte



Uns morangos pouco doces e saborosos, umas bolachas de pepitas de chocolate muito doces e saborosas e iogurtes naturais no frigorífico ditaram esta sobremesa que resultou em muito mais do que a soma das suas partes… É fácil, faz-se num piscar de olhos, e resulta muito bem, quer para um almoço rápido (como foi o caso), quer para um belo jantar com amigos.

Ficam melhor se forem feitas na hora de servir, para as bolachas não ficarem moles e ensopadas, mas a preparação é tão rápida que enquanto se conversa um bocadinho, a sobremesa está pronta!

Ingredientes (para 2 pessoas):
2 iogurtes naturais
3 a 4 bolachas de pepitas de chocolate (usei estas)
150 g morangos
Açúcar a gosto

Preparação:
Partem-se os morangos em quartos e polvilham-se com açúcar a gosto. Deixam-se ficar cerca de 30 minutos, para largarem algum sumo.
Partem-se as bolachas em pedaços pequenos. Em duas taças de sobremesa colocam-se pedaços de bolacha suficientes para cobrir o fundo. Por cima colocam-se umas colheradas de iogurte e depois alguns morangos, com algum do seu sumo. Repetem-se as camadas: bolacha partida para cobrir os morangos, iogurte e morangos. Rega-se com os sucos que restarem dos morangos e servem-se imediatamente.

Notas:
- Os iogurtes podem ser de outro sabor, de preferência algo que vá bem com morangos. Quanto mais cremosos, melhor. Usei os iogurtes naturais Sveltesse que são surpreendentemente macios e cremosos, depois de batidos.
- Usei estas bolachas porque as tinha em casa, mas podem-se usar quaisquer outras, mais ou menos partidas, ou até fatias de bolo. No caso de se optar pelas fatias de bolo, sugiro trocar as camadas: bolo, fruta com os sucos e iogurte, com uns moranguinhos em cima a enfeitar. Dessa forma, o bolo fica húmido.
- Isto ficava mesmo muito giro naqueles copos de martini que se vêem nos filmes… Como não tenho desses em casa, fiz nas taças de sobremesa mesmo, mas fica bem em qualquer recipiente transparente.

Comentários

Mensagens populares