Quesadillas de Camarões



Ando com vontade de comer comida mexicana. Não sei bem porquê, talvez porque as poucas vezes que a experimentei adorei, ou porque tudo o que vejo da culinária mexicana me parece delicioso, ou porque estou a ler o excelente livro da Laura Esquivel “Como Água Para Chocolate”, que me deixa sempre de água na boca! O que é certo é que a cozinha mexicana me tem pelo beicinho e, pelo caminho, leva a minha família inteira.

Desta vez foram umas Quesadillas de Camarones do meu blog preferido (de culinária e não só) que deram o mote para o jantar. Segui as instruções dadas no mesmo blog, mas noutro sítio, por me parecer um método mais prático de fazer quesadillas para 3 pessoas. Infelizmente o meu forno é minúsculo e só couberam 2 de cada vez, mas como ficam prontas em 10 minutos, não se perde muito.

Como sugerido pela Pioneer Woman, acompanhei-as com Pico de Gallo e Guacamole, mas sem sour cream que não havia natas lá em casa. Aviso que, apesar de parecer pouca comida, as quesadilhas enchem imenso e acabou por sobrar para o lanche do dia seguinte (que grande maçada!). As quesadillas, porque o acompanhamento, como vai sendo hábito, voou!



Para 4 quesadillas:

8 tortilhas mexicanas (de trigo ou milho)

200 g queijo ralado

½ pimento verde, sem sementes, cortado em tiras finas

1 cebola pequena, cortada em meias-luas finas

300 g camarão médio descascado

Sal, pimenta, alho e malagueta, a gosto

2 c. sopa azeite

8 c. chá manteiga

Temperar os camarões já descascados com sal, pimenta, alho e malagueta ou piri-piri a gosto. Pré-aquecer o forno a 200º.

Aquecer uma frigideira anti-aderente e deitar uma colher de chá de manteiga. Deixar derreter e fritar uma tortilha, 30 segundos a 1 minuto de cada lado, só até ficar ligeiramente dourada. Repetir para as outras tortilhas.

Na mesma frigideira, aquecer 1 c. sopa azeite e fritar a cebola, só até começar a amolecer. Juntar o pimento e saltear por mais 1 a 2 minutos. Retirar.

Na mesma frigideira, aquecer o restante azeite e juntar os camarões, com todos os temperos. Fritar em lume alto até ficarem rosados e opacos, virando a meio da cozedura. Retirar e partir em pedaços pequenos.

Num tabuleiro, colocar uma tortilha. Por cima espalhar uma dose generosa de queijo ralado, um pouco da mistura de cebola e pimento, e alguns camarões. Espalhar mais algum queijo ralado por cima e tapar com outra tortilha.

Repetir para as restantes tortilhas (se não couberem todas, faz-se por duas vezes). Levar ao forno até o queijo estar derretido e as tortilhas estarem tostadas e estaladiças, cerca de 10 minutos.

Servir imediatamente com pico de gallo, guacamole e natas azedas, ou com uma salada.

Notas:

- Este recheio foi o que me apeteceu neste dia, mas estas pequenas maravilhas prestam-se a qualquer recheio, desde que com queijo.

- Eu tinha em casa queijo mozzarella ralado, foi o que usei. Pode-se usar qualquer outro que derreta bem. Assim de repente, parece-me que o queijo da ilha ficaria muito bem.

Comentários

Mensagens populares