Macarrão com Queijo à Minha Moda



Os americanos sabem umas coisas… É verdade, por muito que custe admitir, eles sabem umas coisas, mesmo no que diz respeito a cozinha. Nem sempre as receitas são do mais saudável, mas lá boas vão sendo.

É o caso do Macarrão com Queijo que se vê em quase todos os sites de comida com raízes americanas. Confesso que, para mim, a combinação de massa, molho bechamel e queijo não precisa de mais nada para ser deliciosa. No entanto, para acrescentar proteínas animais (de que sempre precisamos) e alguma cor (e legumes), fiz uma versão mais elaborada, mas nem por isso mais difícil. Ficou muito bom e demorou menos de 30 minutos a chegar à mesa. Aqui vai…

Para 4 pessoas

250 g massa (usei esparguete, mas qualquer massa serve)

1 cabeça de brócolos, separada em raminhos (cortados a meio se forem grandes)

150 g bacon fatiado, sem couratos, cortado em tiras finas

50 g tomate seco, demolhado em água quente durante 10 minutos

1 c. sopa manteiga ou margarina + extra para barrar

1 dl natas (opcional)

0,5 l leite

1 c. sopa amido de milho

50 g queijo parmesão ralado

2 queijos mozzarella rasgados em tiras ou 200 g queijo mozzarella ralado

Colocar a massa a cozer em muita água temperada com sal. Aquecer o forno na temperatura máxima (normalmente 250º). Barrar uma assadeira com manteiga.

Numa frigideira, saltear o bacon até ficar dourado e ligeiramente crocante. Retirar. Na mesma frigideira, derreter a manteiga e saltear os brócolos. Deitar 2 colheres de sopa de água, tapar e deixar cozer 2 a 3 minutos. Retirar a tampa e deixar evaporar a água. Retirar.

Desfazer o amido de milho num pouco de leite (1/2 copo). Na mesma frigideira deitar as natas e o restante leite. Mexer e juntar o leite com o amido de milho. Mexer sempre e deixar levantar fervura. Juntar o parmesão e mexer bem. Misturar o bacon e os brócolos e deixar ferver mais 1 minuto. Escorrer bem o tomate seco, cortar em tiras e juntar à frigideira.

Quando estiver cozida a gosto, escorrer a massa, voltar a colocar na panela em que cozeu e juntar o molho de bacon e legumes. Misturar bem e deitar na assadeira untada. Espalhar o queijo mozzarella ralado por cima e levar ao forno. Ligar apenas o grill e deixar dourar o queijo. Servir com uma salada.

Notas:

- Os brócolos podem ser substituídos por outro legume qualquer ou omitidos. Podem, ainda, usar-se vários legumes, diminuindo a quantidade de massa ou aumentando a quantidade de molho.

- O tomate seco demolha enquanto se faz o resto do molho, uma vez que se junta no final. Se for tomate seco em óleo, usar 3 ou 4 metades e não demolhar, apenas escorrer bem o óleo.

- As natas são totalmente opcionais, podem ser substituídas por igual volume de leite.

- As natas e o leite podem ser substituídos por igual volume de bechamel de compra, embora eu nunca o tenha feito e não o recomende, ou deste molho branco.

Comentários

Laranjinha disse…
Olá Helena,

muito obrigada pela visita ao Cinco Quartos de Laranja. Gostei muito de descobrir o seu blogue.

Fico a aguardar a sua participação no desafio "Conte-me a sua receita". É até dia 27, domingo.

Um beijinho.
Helena Mouta disse…
Muito obrigada pela visita, vou com certeza participar até Domingo.

Beijinhos!

Mensagens populares