Bolachas de Aveia "Saudáveis"



O nome desta receita é, à falta de melhor, uma tradução do nome em inglês da receita que as inspirou. São apelidadas de saudáveis porque têm farinha de trigo integral e menos gordura do que o normal, mas não deixam de ser bolachas.

Na adaptação que fiz dobrei as quantidades, cortei no açúcar (as receitas de bolachas americanas tendem a ser super-doces) e substitui as passas por chocolate porque me apetecia. São extremamente fáceis de fazer e ficaram umas bolachinhas saborosas, estaladiças, não muito doces, ideais para satisfazer uma vontade, sem provocar culpa excessiva.



Para 36 bolachas (adaptado daqui)

150 g (1 ch.) farinha de trigo integral

150 g (1 ch.) farinha de trigo sem fermento

2 c. chá fermento

150 ml óleo vegetal (usei azeite porque, por incrível que pareça, não tinha óleo!)

150 g açúcar amarelo

2 ovos

100 g (1 ch.) flocos de aveia

200 g chocolate de culinária, picado em pedaços grandes

Pré-aquecer o forno a 180º. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Misturar as farinhas, o fermento e a aveia. Noutra taça misturar bem o óleo, o açúcar e os ovos. Juntar a mistura de farinhas e aveia e mexer até formar uma massa homogénea (não bater). Misturar o chocolate picado até estar bem distribuído.

Com uma colher de sobremesa, retirar porções de massa e deitar no tabuleiro forrado. Levar ao forno até estarem douradas, 10 a 12 minutos. Retirar do forno, deixar arrefecer 2 minutos e retirar do tabuleiro. Repetir com o resto da massa.

Notas:

- Para quem quiser uma bolacha mais pecaminosa, pode substituir a farinha integral por farinha de trigo, o óleo por igual quantidade de manteiga derretida e aumentar o açúcar para 200 g.

- Para umas bolachas mais direitinhas, formar bolas com as mãos humedecidas e achatá-las antes de irem ao forno.

- Não é aconselhável pôr a massa no tabuleiro quente: ou se usam dois tabuleiros, ou se deixa arrefecer entre fornadas (eu costumo passar por água fria para ser mais rápido).

Comentários

Mensagens populares