Perca em Papelote





Como nem só de bolos vive o homem (nem esta mulher, infelizmente), aqui fica uma sugestão para o jantar: fácil, rápida e saudável.

Isto não é bem uma receita, é mais um método. Tudo pode ser personalizado, ao gosto de quem vai comer: o peixe, os legumes, os temperos… Cá em casa faz sempre sucesso, sejam quais forem os ingredientes usados. Se os papelotes forem individuais, pode ainda personalizar-se mais, com cada um a escolher o que quer no seu embrulho.

Nunca experimentei fazer com carne, mas suspeito que resulte bem, desde que seja carne tenra e cortada em bifes finos ou pedaços pequenos, para cozer em 20 a 30 minutos. Caso contrário, os legumes ficam demasiado moles. Estes ingredientes foram suficientes para as 3 pessoas cá de casa.

1 filete de perca com 500/600g

300 g cogumelos pleurothus

300 g espargos verdes frescos

1 cebola média

Tomate seco em óleo q.b. (opcional)

Mangericão fresco q.b. (ou outra erva a gosto)

1 malagueta, fresca ou seca (opcional)

Sal e pimenta

Aquecer o forno a 200º. Cortar uma folha grande de papel de alumínio – metade ficará por baixo do peixe e a outra metade será dobrada por cima para fazer um envelope. Colocar num tabuleiro de forno, com uma das pontas a sair por fora do tabuleiro.

No centro da folha, colocar a cebola em rodelas. Temperar com sal. Por cima da cebola, colocar o filete de peixe e temperar novamente com sal e pimenta. Polvilhar por cima a malagueta picada (com sementes para mais picante, sem sementes para menos).

Segurar os espargos, um de cada vez, uma ponta em cada mão e dobrar até partir. Rejeitar as bases. Cortar os topos em pedaços de 1,5 cm. Rasgar os cogumelos em tiras com as mãos.

Por cima do peixe, espalhar os espargos e os cogumelos. Temperar com sal e pimenta. Espalhar o tomate seco em bocados por cima e regar tudo com um fio de azeite.

Dobrar a outra metade da folha de alumínio por cima do peixe e legumes e fechar bem de todos os lados, dobrando as bordas para dentro. Levar ao forno por 30 minutos. Servir imediatamente com arroz seco ou batatas cozidas.


Notas:

- Podem-se fazer papelotes individuais, com filetes mais pequenos (150g a 200g) e 1/3 do resto dos ingredientes para cada papelote. Se assim for, reduzir o tempo no forno para 20 minutos.

- Pode usar-se qualquer outro peixe, em filete ou em posta, ou carne tenra, em bifes finos.

- Podem usar-se outros vegetais a gosto, como feijão verde, espinafres, cenouras, brócolos e tudo o mais que se queira, e acrescentar batatas em rodelas finas, por baixo do peixe ou carne.

- Os talos dos espargos podem ser guardados no congelador para fazer caldo de legumes ou sopa de espargos.

Comentários

Mensagens populares