Massa com Cogumelos e Manjericão

Hoje fui ao chá de bebé de uma amiga que vai ter uma menina em Maio. Um conceito importado dos EUA (Baby Shower), mas que me parece uma ideia engraçada. Na correria para fazer os cupcakes que me pediram para levar (aqui aparecerão em breve), sobrou pouco tempo para o almoço. Então saiu uma massa simples, tão simples que nem foto tirei por achar que não valia a pena, mas tão saborosa que tenho que partilhar. Tudo (incluindo ferver a água para cozer a massa) demorou 15 minutos e o molho faz-se totalmente enquanto a massa coze. Perfeito para quando o tempo (e a paciência) são poucos e a fome muita.

Para 2 pessoas:
200 g massa (qualquer uma, usei tallharim)
300 g cogumelos pleurothus
1 c. sopa manteiga (usei uma manteiga com pimenta, alho e limão que tinha em casa)
1 c. sopa azeite
6 folhas grandes de manjericão
3 c. sopa queijo creme (tipo Philadelphia)
1 dl leite
Sal

Põe-se a massa a cozer em bastante água bem temperada com sal. Rasgam-se os cogumelos em tiras. Aquece-se uma frigideira com a manteiga e o azeite. Quando estiver bem quente, deitam-se os cogumelos que se salteiam em lume forte até murcharem e largarem todo o líquido. Mistura-se o queijo creme com o leite, reduz-se o lume na frigideira e deita-se a mistura de queijo sobre os cogumelos. Tempera-se de sal, mexe-se para derreter bem o queijo e deixa-se apurar. Se ficar muito grosso, junta-se mais um pouco de leite ou água.

Enrolam-se as folhas de manjericão omo se fossem uma torta e cortam-se em tiras finas. Polvilham-se por cima dos cogumelos quando estiverem cozinhados.

Escorre-se a massa e envolve-se no molho dos cogumelos. Serve-se imediatamente.

Notas:
- Podem usar-se outros cogumelos, frescos ou enlatados. O sabor não será o mesmo se forem de lata.
- Pode-se fritar um pouco de bacon em tiras antes de saltear os cogumelos, para acrescentar alguma carne. Eu gosto assim mesmo.

Comentários

Mensagens populares