Chá de Bebé

Pois bem, para o meu primeiro chá de bebé pediram-me cupcakes. Como toda a gente gosta de chocolate, fiz os Cupcakes de Chocolate Surpresa, mas com esta receita de bolo e uma cobertura diferente. Mas queria fazer alguma coisa bonita, digna de um chá de bebé para uma menina.
Já tinha visto várias vezes cupcakes recheados de uma maneira que me parecia interessante: depois de cozidos, corta-se um “chapéu” e recheia-se com qualquer coisa. Depois põe-se o chapéu por cima do recheio e cobre-se. Achei que era uma boa utilização a dar à compota de morango da minha mãe, e decidi procurar uma cobertura de morango para combinar com o recheio. Encontrei esta e, apesar das críticas excelentes, dispus-me a faze-la sem grande esperança de que fosse saborosa, apenas com a intenção de fazer uma cobertura bonitinha para pôr em cima dos bolinhos, que se pudesse tirar para comer o que estava por baixo.
Tive uma boa surpresa: apesar de ser muito doce, não é má e não fica nada mal em cima dos cupcakes. Para a próxima farei tanto os queques como a cobertura com menos açúcar, mas abaixo deixo as quantidades originais, pois foi as que usei.

Cobertura de Chantilly com Oreo
(para 20 cupcakes)
200 ml natas
2 c. sopa açúcar
1 c. chá sumo de limão
4 a 5 bolachas oreo, picadas
Misturar o sumo de limão com as natas e bater até começarem a engrossar. Juntar o açúcar e continuar a bater até estarem bem presas. Envolver as bolachas picadas. Cobrir generosamente cada cupcake.


Cupcakes Recheados com Compota de Morango
(para 30 cupcakes)
Bolo (esta, mas cortei o açúcar, pus 400g):
2 ¼ ch. farinha sem fermento (360g)
1 ¾ ch. açúcar (440g)
2 c. chá fermento em pó
¾ c. chá bicarbonato de sódio
250 g manteiga ou margarina (usei margarina)
1 ch. sour cream (natas ácidas, pode-se substituir por créme fraiche ou iogurte natural ou juntar 1 c. sopa de sumo de limão a 1 chávena de natas e deixar repousar 10 minutos)
4 ovos
1 c. chá extracto baunilha
¾ ch. compota de morango (1/2 c. chá para cada cupcake)
Cobertura (adaptada daqui):
250 g manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 pitada de sal
3 ½ ch. açúcar em pó (500 g)
4 c. sopa compota de morango, passada com a varinha
2 gotas corante alimentar vermelho
Nota: 1 chávena = 250 ml.
Aquecer o forno a 180º. Colocar formas de papel nas formas de queques.
Misturar bem a farinha, o fermento, o açúcar, o fermento e o bicarbonato de sódio. Bater os ovos com o sour cream, a manteiga derretida e o extracto de baunilha. Juntar os elementos líquidos aos sólidos e bater com a batedeira durante 30 segundos.
Deitar nas formas e levar ao forno a cozer até que um palito inserido no meio de um queque saia limpo (cerca de 15 minutos). Desenformar e deixar arrefecer completamente antes de decorar.
Depois de frios, cortar um cone em cada cupcake, rechear com ½ c. chá compota e colocar as tampas por cima. Pressionar um pouco para não sair.
Preparar a cobertura: Bater a manteiga com o sal até estar leve e fofa. Juntar o açúcar em pó aos poucos e bater até estar incorporado. Fica bastante denso. Juntar a compota e envolver. Se se quiser um cor-de-rosa mais pronunciado, juntar duas gotas de corante alimentar vermelho e misturar bem para distribuir a cor.
Cobrir os cupcakes e enfeitar a gosto. Como a menina se vai chamar Camila, coloquei um C em cada um com um lápis de cobertura cor-de-rosa com brilho.

Comentários

Mensagens populares